Origem do Homem
 Evolução Humana
 Tempo Histórico
 Períodos da História
 Grandes Civilizações
 Descobrimento do Brasil
 Território Brasileiro
 Três Poderes
 Guerra do Paraguai
 Guerra Fria
 Primeira Guerra Mundial
 Segunda Guerra Mundial
 Revolução Russa
 Guerra dos Canudos
 Revolução Farroupilha
 Inconfidência Mineira
 Laifis de História
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line
 Jogos On-line

 Área dos Professores
 Atualidades
 Profissão Historiador
 Dicionário de História
 História Ilustrada
 Personalidades Históricas
 Resumos

 Curiosidades
 Lendas & Mitos
 Links Úteis
 Datas Comemorativas
 Efemérides
 Hoje na História
 Indicação de Livros
 Indicações de Filmes
 Vídeos
 Textos dos usuários
 Hinos
 Mapas Históricos
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

James Cook


James Cook - Navegador inglês (1728-1779). Foi o primeiro navegador a mapear a linha costeira da Antártica.

 

Nascido em Maton, Yorkshire, Inglaterra, James Cook é considerado um dos maiores capitães da marinha inglesa e um dos melhores exploradores da época das grandes descobertas, iniciada por Cristóvão Colombo. Cook aprendeu o ofício enquanto trabalhava em barcos comerciais que singravam pelas águas do Mar do Norte e do Mar Báltico e, em 1755, aos 27 anos de idade, assumiu o comando de seu primeiro navio da Marinha Real. Encarregado da América do Norte, ele inspecionou o Rio St. Lawrence e a costa de Newfoundland, no Canadá. Provando ser um gênio da navegação, ele ganhou o comando, em 1768, de uma expedição que conduzia astrônomos ingleses para observar o planeta Vênus no Pacífico Sul. Depois disso, ele explorou a região para a coroa britânica.


Cook também visitou a Nova Zelândia, onde um grupo de quinze ilhas ainda tem o seu nome, e tornou-se a primeira pessoa a traçar sua linha costeira completa. Em 1770, ele visitou a Nova Guiné e reivindicou a costa leste da Austrália para a Inglaterra, sob o nome de Nova Gales do Sul.


Em sua primeira viagem, Cook havia explorado mais desse território do que qualquer outra pessoa. Em 1772, ele zarpou novamente, dessa vez para encontrar o tão comentado, mas ainda não descoberto, "Continente Austral’". Encontrou-o e tornou-se o primeiro homem a mapear a linha costeira do Antártica. Nessa viagem ele percorreu 112.000 quilômetros. Com isso, entrou para a história como a primeira pessoa a navegar em torno da Terra de leste para oeste.


Em sua terceira viagem, em 1776, Cook descobriu as ilhas do Havaí, que chamou de Ilhas Sandwich, em homenagem a John Montagu (1718-1792), o quarto conde de Sandwich e primeiro lorde do Almirantado Britânico. Em seguida, Cook explorou a costa norte-americana do Oregon ao Alasca e navegou pelo Estreito de Bering, no Oceano Ártico. Durante a viagem, em 1779, ele foi atacado por nativos no Havaí. Como Fernão de Magalhães, ele também morreu numa viagem de exploração.


A maior contribuição das explorações de Cook foi a de ter aberto o caminho para o povoamento da Austrália e da Nova Zelândia. Além disso, ele foi a primeira pessoa a explorar todos os cantos de terra nas margens e no interior do maior oceano do mundo, o Pacífico.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2009-2017 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.