Origem do Homem
 Evolução Humana
 Tempo Histórico
 Períodos da História
 Grandes Civilizações
 Descobrimento do Brasil
 Território Brasileiro
 Três Poderes
 Guerra do Paraguai
 Guerra Fria
 Primeira Guerra Mundial
 Segunda Guerra Mundial
 Revolução Russa
 Guerra dos Canudos
 Revolução Farroupilha
 Inconfidência Mineira
 Laifis de História
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line
 Jogos On-line

 Área dos Professores
 Atualidades
 Profissão Historiador
 Dicionário de História
 História Ilustrada
 Personalidades Históricas
 Resumos

 Curiosidades
 Lendas & Mitos
 Links Úteis
 Datas Comemorativas
 Efemérides
 Hoje na História
 Indicação de Livros
 Indicações de Filmes
 Vídeos
 Textos dos usuários
 Hinos
 Mapas Históricos
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Carlos Magno

Imperador medieval (742-814 d.C.). Foi responsável por estabelecer um império quase tão grande quanto o Império Romano.

O Império Romano foi a realidade política dominante na Europa e no Mediterrâneo por meio milênio quando de sua queda em 476 d.C. Com tal colapso, a Europa, que perdera a unidade de um império que havia estado presente por várias gerações, tornou-se um continente fragmentado, formado por vários reinos rivais. Pedaços do antigo império tornaram-se centros com poderes individuais governados por vários monarcas. Embora politicamente a Europa estivesse retalhada, ela estava unificada por uma religião comum: o Cristianismo. E isso se transformou numa das principais características do período que hoje chamamos de Idade Média.


Embora Roma, onde os papas cristãos residiam, permanecesse como o centro espiritual da Europa, o eixo do poder militar havia se deslocado mais para o norte, onde habitavam os francos. Por volta do final do século VIII, seu líder mais poderoso tinha apenas 26 anos de idade: era Carlos Magno, filho de Pepino, o Breve (714?-768), e neto de Carlos Martel (789?-741 d.C.), hoje considerado um dos maiores governantes da história da Europa.


Mas mesmo os grandes governantes encontram oposição. Como principal adversário de Carlos Magno estava o rei italiano Desidério. Ele queria que o papa Adriano I coroasse os filhos menores do antecessor de Carlos Magno como monarcas de partes do reino dos francos.


Depois de derrotar Desidério, Carlos Magno fez com que a maior parte dos estados do norte da Itália ficassem sob controle dos francos. Ele, então, seguiu para Roma, onde encontrou-se com o papa. Lá, Carlos Magno descobriu que, a longo prazo, os objetivos de ambos eram muito compatíveis. A meta de Carlos Magno era tornar-se o líder de um império que fosse tão vasto quanto o romano. E o papa Adriano I precisava de uma força política unificada e dominante que governasse a Europa e se aliasse à Igreja. Uma de suas principais tarefas seria proteger e expandir o Cristianismo do mesmo modo que os exércitos mouros difundiam o Islã. Assim, com a bênção papal, Carlos Magno acrescentou boa parte da Dinamarca, da Alemanha e da Europa central a um império que já incluía a França e um bom pedaço da Itália. E também reconquistou parte da Espanha dos mouros.


No Natal do ano 800 d.C., em Roma, enquanto assistia à missa, Carlos Magno viu-se inesperadamente coroado por Leão III, sucessor de Adriano I, como o "Imperador dos Romanos". Com isso, o Império Romano do Ocidente, que deixara de existir 325 anos atrás, estava de volta ao cenário político mundial, dessa vez com o nome de Sacro Império Romano (mesmo que ainda não fosse "oficialmente" conhecido dessa forma). Embora só fosse reconhecido pelo governante do Império Romano do Oriente em 812 d.C., Carlos Magno rapidamente ganhou o respeito da maioria dos povos de seu império. Isso permitiu que a Europa novamente se transformasse num ambiente pacífico e unificado. Assim, a Pax Romana estava de volta ao continente europeu. Por isso, costuma-se dizer que o governo de Carlos Magno trouxe um momento de brilho no turbulento milênio que assolou a Europa após a queda do Império Romano.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2009-2017 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.