Origem do Homem
 Evolução Humana
 Tempo Histórico
 Períodos da História
 Grandes Civilizações
 Descobrimento do Brasil
 Território Brasileiro
 Três Poderes
 Guerra do Paraguai
 Guerra Fria
 Primeira Guerra Mundial
 Segunda Guerra Mundial
 Revolução Russa
 Guerra dos Canudos
 Revolução Farroupilha
 Inconfidência Mineira
 Laifis de História
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line
 Jogos On-line

 Área dos Professores
 Atualidades
 Profissão Historiador
 Dicionário de História
 História Ilustrada
 Personalidades Históricas
 Resumos

 Curiosidades
 Lendas & Mitos
 Links Úteis
 Datas Comemorativas
 Efemérides
 Hoje na História
 Indicação de Livros
 Indicações de Filmes
 Vídeos
 Textos dos usuários
 Hinos
 Mapas Históricos
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Margareth Thatcher

 

"Se meus críticos me vissem andando sobre as águas do rio Tâmisa, diriam que é porque eu não sei nadar." A tirada espirituosa de Margaret Thatcher nos dá uma dimensão das dificuldades que a poderosa primeira-ministra enfrentou ao governar o Reino Unido com mão de ferro.


Estadista britânica (13/10/1925-). Nasce em Grantham e forma-se em química na universidade de Oxford em 1947. Trabalha como pesquisadora na área até 1951, quando se casa com Denis Thatcher. Em 1953 começa a estudar direito. Em 1959 elege-se deputada pelo Partido Conservador.


Em 1970 torna-se secretária de Estado da Educação e Ciência no gabinete do primeiro-ministro Edward Heath, cargo no qual permanece até 1974. Um ano depois, assume a liderança dos conservadores e, quatro anos mais tarde, vence as eleições para o cargo de primeira-ministra do Reino Unido.


Privatiza empresas estatais e reduz o déficit público, tornando-se um dos expoentes do neoliberalismo nos anos 80. Em 1981 enfrenta com frieza uma greve de fome de militantes do Exército Republicano Irlandês (IRA), o que lhe vale o título de Dama de Ferro.


Em 1982, o Reino Unido derrota a Argentina na Guerra das Malvinas, em que os dois países disputam o controle das ilhas Malvinas. Fortalecido, o Partido Conservador vence as eleições e Tatcher é mantida no cargo. Em 1987 tem nova vitória eleitoral, mas sua popularidade começa a declinar.


Sua objeção à entrada do Reino Unido na Comunidade Européia (atual União Européia) gera oposição entre os conservadores, que a derrubam da liderança do partido. Renuncia em 1990. Em 1998 visita o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, preso em Londres, a quem oferece solidariedade.


Margaret Thatcher, aos 83 anos, vem sofrendo de demência nos últimos sete anos, segundo sua filha, Carol. "Nos piores dias, ela dificilmente consegue se lembrar do começo de uma frase no momento em que ela a termina."

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2009-2017 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.