Origem do Homem
 Evolução Humana
 Tempo Histórico
 Períodos da História
 Grandes Civilizações
 Descobrimento do Brasil
 Território Brasileiro
 Três Poderes
 Guerra do Paraguai
 Guerra Fria
 Primeira Guerra Mundial
 Segunda Guerra Mundial
 Revolução Russa
 Guerra dos Canudos
 Revolução Farroupilha
 Inconfidência Mineira
 Laifis de História
 Mais Conteúdos [+]

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line
 Jogos On-line

 Área dos Professores
 Atualidades
 Profissão Historiador
 Dicionário de História
 História Ilustrada
 Personalidades Históricas
 Resumos

 Curiosidades
 Lendas & Mitos
 Links Úteis
 Datas Comemorativas
 Efemérides
 Hoje na História
 Indicação de Livros
 Indicações de Filmes
 Vídeos
 Textos dos usuários
 Hinos
 Mapas Históricos
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

George Washington


Líder militar americano (1732-1799). Derrotou os ingleses na guerra da independência e foi presidente dos EUA.

 

Um dos maiores líderes militares da história, George Washington foi responsável pela derrota dos britânicos e foi o primeiro presidente da recém-formada nação dos Estados Unidos da América. Nascido em 22 de fevereiro de 1732, no condado de Westmoreland, na Virgínia, ele era agrimensor por profissão e proprietário de terras por herança. casou-se em 1759 com Martha Dandridge Custis (1732-1802). Enquanto servia como oficial na Milícia da Virgínia, durante os primeiros anos da Guerra Franco-Indiana (1754-1763), começou a desenvolver uma certa animosidade pelos oficiais britânicos e por suas tropas, que sempre tratavam os cidadãos nascidos na América como um inimigo subjugado.


Eleito para a Assembléia da Virgínia em 1758, Washington logo percebeu o crescente descontentamento que a maioria dos americanos tinha por viver numa colônia britânica. Em 1765, o Parlamento Britânico aprovou o Stamp Act, impondo sobre os colonos uma taxa destinada a pagar uma força militar britânica que ocuparia as colônias e fortaleceria os governantes britânicos. Em 1774, depois que o governador britânico da Virgínia dissolveu a Assembléia, Washington esteve entre os que perceberam que um conflito armado com o Inglaterra se tornara inevitável. Estava declarada a Guerra Revolucionária Americana (1775-1783), que irrompeu em todas as colônias. Washington se destacou como comandante das unidades de milícia da Virgínia e, em 1775, o recém-formado Congresso Continental o fez comandante do exército americano. Em 4 de julho de 1776, a Declaração da Independência americana estava assinada. Washington conseguiu forçar os britânicos a deixar Boston, mas não teve êxito em dominar a cidade de Nova York.


Em 24 de dezembro de 1776, ele desferiu um brilhante e ousado ataque através do Rio Delaware, esmagando as defesas britânicas em Trenton e Princeton. O feito elevou o moral das tropas americanas. Mas a vitória final só ocorreu quando Washington derrotou definitivamente o general Lorde Cornwallis (1738-1805) em Yorktown, em 19 de outubro de 1781. Embora um tratado de paz só fosse assinado em 1783, os britânicos haviam sido dominados, e uma nascia nova nação.


Depois da guerra, Washington voltou para sua casa em Mount Vernon, na Virgínia, mas em 1787, presidiu a Convenção Constitucional na Filadélfia. Em 1789, sob as disposições da Constituição dos Estados Unidos, ele foi eleito pelo Colégio Eleitoral o primeiro presidente dos Estados Unidos. Reeleito em 1793, Washington criou um poderoso governo centralizado, gerido, porém, com o consenso dos representantes de cada estado. Um dos mais respeitados estadistas na história dos Estados Unidos, ele recusou um terceiro mandato presidencial e se aposentou em 1797. George Washington morreu em 14 de dezembro de 1799.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2009-2017 Só História. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.