Barack Obama
Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, eleito em novembro de 2008.
Barack Hussein Obama Jr. é um político norte-americano, eleito presidente dos Estados Unidos em novembro de 2008, é o primeiro negro a conquistar o comando do país.
Barack Hussein Obama Jr. nasceu em Honolulu, Hawaí, no dia 4 de agosto de 1.961. Filho de Ann Dunham (mulher branca, nascida no estado do Kansas) e de Barack Obama (homem negro, nascido no Kenia),
Quando o pequeno Obama tinha 2 anos, seus pais se divorciam. Seu pai ingressou na Universidade de Harvard e, depois de concluí-la, retorna ao Kenya. Em 1.982, Barack Obama (pai), faleceu em um acidente automobilístico.
Barack Hussein Obama Jr. passou parte da infância no Havaí e na Indonésia, para onde sua mãe se mudou depois de divorciar-se do pai e se casar novamente. Aos dez anos, porém, o menino retornou ao Havaí, onde viveu sob os cuidados dos avós maternos.
Freqüentou o Occidental College de Los Angeles, escola preparatória, que possibilitou seu ingresso na Columbia University em Nova Iorque, onde se formou bacharel em ciências políticas em 1985. Após uma breve estadia em Chicago, ingressou na Escola de Direito de Harvard, terminando seu Doutorado em 1991. Em Harvard, Obama foi presidente da Harvard Law Review (uma espécie de jornal mensal para os acadêmicos). Entrou para a história, pois foi o primeiro negro a tornar-se presidente da Harvard Law Review.
Trabalhando em uma firma de advogados em Chicago, onde conheceu sua esposa, Michelle Robinson. Obama e Michelle casaram-se em 1992 e tiveram duas filhas, Malia, que nasceu em 1999, e Sasha, nascida em 2001.
Sua carreira política teve início em 1997, quando, pelo partido Democrata, tornou-se Senador do estado de Illinois, cargo que ocupou até 2004. Foi eleito para o Congresso dos EUA nesse mesmo ano, principalmente por ser contra a invasão do Iraque.
Nas prévias democratas, concorreu com a ex-primeira dama, e atual senadora Hillary Clinton. Percebendo a ascensão de Obama, Hillary desistiu da vaga a candidata à presidência e declarou apoio a Barack Obama.
Obama apostou na insatisfação da população com a política do atual presidente George W. Bush. Em seus discursos, fica clara sua preocupação com o sistema de saúde, se posiciona a favor do fim da guerra do Iraque e do uso de diplomacia para com o Irã, e é a favor do desarmamento nuclear.
Em novembro, Obama venceu o concorrente e foi eleito o 44o presidente dos Estados Unidos, sendo aclamado como o primeiro negro a governar o país. Mas o próprio Obama deixa claro que essa questão racial é secundária. Em suas palavras: "Não há uma América negra e uma América branca e uma América latina e uma América asiática. Há os Estados Unidos da América".
Para seus simpatizantes, Obama é um político único e estimulante como o presidente John F. Kennedy e não há dúvida de que exibe um carisma semelhante ao de Kennedy. Por outro lado, seus adversários o acusam de ser nada mais que um orador eloqüente, de idéias ingênuas e políticas econômicas que tendem ao socialismo.
Também se fala da inexperiência de Obama, particularmente nas questões internacionais mais tensas, como o papel dos Estados Unidos no Iraque. Para compensar essa situação, foi escolhido como vice-presidente Joe Biden, senador por Delaware, um dos políticos há mais tempo em atividade no Congresso norte-americano, com seis mandatos no Senado.