Martin Heidegger
Filósofo alemão (26/9/1889-26/5/1976). Um dos teóricos mais importantes do existencialismo do século XX. Nasce em Messkirch, sudoeste da Alemanha, filho de um sacristão. Revela vocação religiosa muito jovem e começa o noviciado jesuítico após terminar o curso secundário, mas não conclui a formação religiosa.
Prefere estudar teologia e filosofia na Universidade de Freiburg, onde é influenciado particularmente por Husserl. Em 1915 torna-se colega de Husserl na universidade, mas não segue o pensamento do mestre. Define seu próprio caminho no livro O Ser e o Tempo, de 1927, no qual pergunta: "O que é ser, como é ser, o que significa perguntar qual o significado de ser?"
A obra influencia pensadores da Europa e da América Latina, entre eles o filósofo francês Jean-Paul Sartre. Para Heidegger, o homem é sobretudo vontade, livre-arbítrio e pertence a um universo que só adquire significado a partir de sua reflexão.
Entre seus principais trabalhos estão ainda Kant e o Problema da Metafísica (1928), Sobre a Essência da Verdade (1930), Introdução à Metafísica (1935), Carta sobre o Humanismo (1946) e Caminhos Que Não Levam a Lugar Nenhum (1950).