Deuses do Egito
Amenófis
Venerado pelos operários, sem dúvida na qualidade de fundador da instituição do Túmulo. o rei Amenófis I divinizado é, por sua vez, um deus e uma espécie de santo patrono. Filho da rainha Ahemés-Nefertari e do rei Amófis, ignora-se onde estaria seu túmulo, mas seu templo de milhões de anos estava separado deste.
A ele se dedicam estelas, além de uma festa suficientemente importante para dar nome ao mês durante o qual acontece. A estátua de Amenófis, conduzida em procissão por toda necrópole, produz oráculos.
Meretseger
Ela é a dama da necrópole tebana, a deusa do cimo mais elevado que domina o maciço montanhoso. Sua notoriedade ultrapassa muito pouco o plano local, mas nestes limites é muito venerada, particularmente pelos operários do Túmulo.
Meretseger possui capelas em sua cidade, até mesmo nas casas, assim como um pequeno templo cavado na rocha perto do Vale das Rainhas onde está associada à Ptah. Protege os mortos e pode punir os maldosos.
Representada mais frequentemente como uma serpente, às vezes com cabeça humana, ela pode também ser uma mulher com cabeça de serpente.
Ísis
Isis é a mais popular de todas as deusas egípcias, o modelo das esposas e mães , a protetora da magia invencível.
Após a morte de Osíris, ela reúne os pedaços de seus despojos, se transforma em milhafre para chorá-lo, se empenha em reanimá-lo e dele concebe um filho, Hórus. Usa na cabeça um assento com espaldar que é o hieróglifo de seu nome.
Imoteph
Imoteph: Sabe-se com certeza que essa divindade foi na verdade um homem: um grande sábio que apareceu misteriosamente no reinado do Faraó Djozer.
Graças a ele foram introduzidos notáveis avanços no campo da arquitetura e principalmente nas ciências medicas, a ponto de os próprios gregos mais tarde o reverenciá-lo sob o nome de ESCULÁPIO, o pai da medicina. Em egípcio arcaico significa "aquele que veio em paz".
Encontrar a sua tumba - se é que ela existe! - é o sonho dourado de todos os egiptólogos.
As antigas tradições dizem que aquele deus após cumprir sua missão na TERRA, retornou à companhia dos deuses.
Nut: A deusa que representava o céu, era significativamente invocada como "A MÃE DOS DEUSES". Era representada por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar orlando sua cabeça.
No túmulo de TUTANCAMON foi encontrado junto a sua múmia um peitoral no qual era invocado a proteção desta deusa: "Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas"
Bast ou Bastet
A estranhíssima deusa-mulher com rosto de gato. De acordo com a tradição ela era a personificação da alma de ISIS e protetora da sua magia. Bastet era a deusa da guerra, tinha uma profunda relação com a deusa Mut e com Sekhmet.
Era representada como uma mulher com cabeça de gato ou cabeça de leoa. Os gatos no antigo Egito tinham um significado muito importante, sendo idolatrados como deuses, e a deusa Bastet é uma mostra desse fascínio que os gatos exerciam nos povos do Antigo Egito.