História Ilustrada - Descobrimento até as Guerras Guaraníticas (continuação)
O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido à quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!
Então, Pero Vaz de Caminha, que acompanhava a esquadra de Cabral, escreveu uma carta ao rei de Portugal.
A carta escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos.
Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
Lembre que:
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores.
Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494.
De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
O primeiro contato com os indígenas foi feito no dia 23 de abril. Os índios de origem tupi-guarani habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
E, no dia 26 de abril Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa em nosso território.
Era um domingo de Páscoa!